sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Manifestação de estudantes e professores da UVA no Arco do Triunfo!




Estudantes e professores da Universidade Estadual Vale do Acaraú fizeram uma passeata ontem (17) no arco do triunfo, onde aconteceu uma assembléia geral, que foi ponto de culminância de paralisações e mobilizações que sucederam durante a semana, mobilizando mais de mil alunos da uva de diversos cursos e obtendo o apoio dos professores.

Uma das pautas do ato foi o déficit de professores em sala de aula. A política autoritária e ilegal da gestão da Universidade, faz contratações que desrespeitam a professores e estudantes, prejudicando a formação acadêmica. Os professores colaboradores não têm vínculos empregatícios, não gozam de direito trabalhista, e devido a esses fatores não conseguem desenvolver o trabalho de ensino, pesquisa e extensão que são os pilares de uma universidade.

O corpo discente e docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú foi impelido a reividincar, pois muitos cursos sequer têm professores em sala, há uma lacuna de aproximadamente 200 professores. Em setembro do ano passado foi feito um concurso para 24 professores efetivos, mas as aulas começaram e eles ainda não foram homologados, e mesmo assim essa quantidade está aquém da necessidade real da universidade.

Outra pauta foi à nota de réplica da reitoria que não agradou os acadêmicos, pois essa nota informa que a UVA terá um concurso para 117 professores substitutos, qual a lógica de contratar 117 substitutos se estes só devem assumir em uma eventual ausência de efetivos, além do que esses substitutos não resolveriam a situação, devido à efemeridade do contrato e os problemas prosseguiriam.

Diversos questionamentos estão sendo levantados como a falta de restaurante e residência universitária em Sobral, pois é a única estadual que não tem assistência estudantil e recebe alunos de toda a zona norte, estudantes carentes que não possuem uma estrutura para obter êxito na educação superior.

No fim da assembléia foi decidido que a mobilização irá permanecer até conseguirmos uma audiência com o governador Cid Gomes e o secretário de ciência e tecnologia para tratarmos de solucionar o caos que a Universidade Estadual Vale do Acaraú enfrenta.

Na assembléia geral estavam presentes Alunos dos Centros Acadêmicos (CA), o Diretório Central de Estudantes (DCE), O Sindicato de professores da Uva (SINDIUVA), o sindicato dos servidores públicos no ceará (SITSEF), um representante do sindicato de docentes da UECE, e diversos estudantes da UVA.

Gervânia Sampaio Cavalcante, estudante do 6° período de história da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA).

Um comentário: